Data Centers: seu papel no cuidado com o meio ambiente na região

A Cirion substituiu 38% de seu consumo energético por energias renováveis – um feito fundamental para a região.

Buenos Aires, 24 de junho de 2024 – Os data centers são essenciais para promover e possibilitar o desenvolvimento e a evolução das novas tecnologias. Entre 1 e 1,5% da demanda mundial de eletricidade vem de data centers, de acordo com os números da  Agência Internacional de Energia.  Estimativas revelam que o consumo de energia causado pelas criptomoedas poderia aumentar 40% até 2026, enquanto o da inteligência artificial poderia ser multiplicado por 10.

Com o aumento da conscientização ambiental e a necessidade de reduzir as emissões de carbono, as empresas estão buscando formas de tornar suas operações mais sustentáveis, incluindo a gestão de seus centros de dados.  Neste sentido, estima-se que a demanda por data centers sustentáveis aumente mais de 14% até 2032, segundo a consultoria Persistence Market Research.

A conexão entre os centros de dados e a produção de energia limpa não é apenas um projeto e sim uma realidade: a Cirion recentemente substituiu 38% de seu consumo energético por energias renováveis – um feito fundamental para a região.

“A Cirion considera crucial destacar o progresso e a sustentabilidade da tecnologia na região.  Atualmente, o mercado de data centers está experimentando um crescimento notável e uma demanda crescente.  Diante desta situação, a empresa está em processo de construção de novos data centers no Peru (LIM2) e Chile (SAN2), com uma capacidade de 20 MW cada um.  Estes centros foram desenhados seguindo padrões internacionais, focando especialmente na eficiência energética”, observou Gabriel del Campo, VP de Data Centers da Cirion Technologies.

A empresa, com mais de 90.500 km de redes de fibra, é uma das poucas redes pan-latino-americanas com presença em mais de 20 países, cobertura global e um dos poucos provedores de redes submarinas. Além disto, opera uma das plataformas de data center carrier-neutral mais interconectadas da América Latina, com 18 data centers próprios, apoiados em diferentes níveis de segurança física e digital e com os níveis de redundância exigido pelas empresas.

O programa de sustentabilidade da Cirion foca em sete áreas-chave:

• Compliance e gestão ambiental: a equipe de EHS avalia e revisa as operações e os provedores de gestão de resíduos. Realizam um acompanhamento legislativo ambiental de suas atividades em todos os mercados onde opera para garantir o cumprimento das leis e regulamentações vigentes.
  • Energia e emissões: para reduzir sua pegada de carbono, identifica e implementa iniciativas de eficiência e redução de emissões de gases de efeito estufa (GEI).
  • Resíduos: desvia milhares de quilos de equipamentos elétricos e eletrônicos dos aterros sanitários todos os anos. As empresas operadoras de resíduos de aparelhos elétricos e eletrônicos (RAEES) coletam esse tipo de resíduo para tratamento, seja em aterros de segurança para aqueles com componentes perigosos ou para reciclagem, tanto no país quanto no exterior.
  • Avaliação ambiental dos fornecedores: seleciona fornecedores comprometidos com a implementação de serviços ambientalmente eficientes em termos energéticos, e que trabalhem com seus próprios fornecedores para avaliar e lidar com os problemas ambientais e de sustentabilidade dentro de suas cadeias de suprimentos.
  • Preparo climático: adota um programa integral de continuidade do negócio centrado na prevenção, colaboração, comunicação, resposta e recuperação, para resolver rapidamente eventos disruptivos que possam afetar as operações.
  • Saúde e segurança ocupacional: realiza avaliações periódicas de riscos e monitora a saúde e a legislação de segurança para garantir que suas operações se adequem às normas de cumprimento.

O primeiro Relatório de Sustentabilidade da Cirion como empresa independente contém mais informações sobre os objetivos ambientais, sociais e de governança (ESG) da empresa, assim como suas práticas sustentáveis e seu progresso.

Sobre a Cirion

A Cirion é uma provedora líder de infraestrutura digital e tecnologia, oferecendo um conjunto abrangente de soluções de redes de fibra, conectividade, colocation, infraestrutura em nuvem e comunicação e colaboração com o objetivo de promover o progresso da América Latina através da tecnologia. A Cirion atende a mais de 5.500 clientes latino-americanos e multinacionais, incluindo empresas, agências governamentais, provedores de serviços em nuvem, operadoras, ISPs e outras empresas líderes. A empresa possui e opera um portfólio de redes e data centers próprios, com ampla cobertura abrangendo toda a região América Latina. Obtenha mais informação sobre a Cirion em www.ciriontechnologies.com

LinkedIn | Twitter | Facebook | Instagram | YouTube | Blog