Cirion: a diversidade como símbolo do negócio

Cirion: a diversidade como símbolo do negócio

A empresa celebra o Mês do Orgulho destacando seu progresso em termos de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) nos últimos anos.

Há mais de 4 anos, a Cirion iniciou uma jornada poderosa e muito comprometida com a agenda DEI, realizando um processo com múltiplas instâncias e executando diferentes ações para rever práticas, crenças, formas de agir e tomar decisões, desde o envolvimento ativo de suas equipes de liderança até as formas de conexão com todas as pessoas que compõem a organização.

A Cirion trabalha todos os dias com convicção na adoção da agenda DEI em seu sentido mais abrangente: cultural, de gênero, de deficiência, geracional e outras dimensões que se entrelaçam. Em relação à diversidade sexual, a empresa se dedica a criar ambientes de trabalho respeitosos. Ana María Morales, SR Talent Development Consultant da Cirion, expressa o seguinte: “Gerar estratégias que promovam o respeito pela diversidade sexual é muito importante para nós como empresa, não só porque nos permite atrair e reter talentos, como também porque podemos criar um ambiente de trabalho mais saudável, inovador, enriquecedor e onde nossos colaboradores se sintam valorizados e possam estar à vontade com quem são”.

Entre 2020 e 2022 a empresa conduziu um ciclo de conversas e encontros nos quais se trabalharam conceitos, categorias, estatísticas e dados sobre diversidade sexual, identidade, vieses, migroagressões, vivências laborais trans, violências e assédio em ambientes de trabalho, entre muitos outros temas.

A partir de 2023 e como resultado desses espaços de reflexão e sensibilização, a empresa colocou em prática o que aprendeu através da criação dos Círculos de Confiança DEI, isto é, grupos de trabalho integrados voluntariamente por colaboradores da empresa que se reuniram regularmente em agosto e novembro do ano passado. Foram abordados quatro eixos temáticos: diversidade cultural, diversidade sexual, gênero e gerações e participaram aproximadamente 80 colaboradores dos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Venezuela, Equador, Peru, México, Costa Rica, Panamá, Colômbia e Estados Unidos.

Andrea J. Dubcovsky, HR Analyst da Cirion, refletiu sobre este processo:  Não basta dizer que somos diversos sem que o demonstremos com ações. A diversidade sexual, como qualquer outra, pode nos trazer perspectivas, práticas e abordagens diferentes, assim como expandir nossos horizontes mentais”.

Os encontros foram seguros, respeitosos e confidenciais, e promoveram a escuta e o aprendizado colaborativo, além de terem um objetivo claro: desenhar um Plano de Trabalho para os próximos anos que foque na diversidade como símbolo de negócios.

Especialmente no Círculo de Confiança sobre Diversidade Sexual, os atuais desafios na empresa e as linhas estratégicas de trabalho e ação foram identificados e elaborados, para serem realizados no curto e médio prazo.

Em 2024, os Círculos de Confiança assumiram outro formato e hoje se tornaram os Employee Resource Groups (ERGs), integrados por aqueles que quiseram continuar trabalhando nestes temas.  Ao longo de junho, o Mês do Orgulho, o ERG de Diversidade Sexual organizará duas conversas com toda a América Latina sobre viéses, facilitada pelo Pride Connection Chile, e outra sobre Diversidade Sexual no Esporte, junto ao Club de Rugby Ciervos Pampas, da Argentina.

Para Andrea J. Dubcovsky “este é um espaço respeitoso, próspero, cheio de ideias e de vontades e com necessidade de aprender a partir da teoria e, preferencialmente, das boas práticas já implementadas por outras empresas que percorreram este caminho”.

Aqueles que lideram estas iniciativas na empresa garantem que a diversidade melhora o trabalho diário e potencializa a criatividade e os talentos que fazem parte da empresa.  Segundo Ana María Morales, “trabalhar no Comitê definitivamente nos mostra a importância da ação coletiva para construir uma cultura de respeito e equidade. Embora já tenhamos percorrido um longo caminho, temos consciência de que ainda temos muito a fazer e este é nosso desafio.

Sobre a Cirion:

A Cirion é uma provedora líder de infraestrutura digital e tecnologia, oferecendo um conjunto abrangente de soluções de redes de fibra, conectividade, colocation, infraestrutura em nuvem e comunicação e colaboração com o objetivo de promover o progresso da América Latina através da tecnologia. A Cirion atende a mais de 5.500 clientes latino-americanos e multinacionais, incluindo empresas, agências governamentais, provedores de serviços em nuvem, operadoras, ISPs e outras empresas líderes. A Cirion possui e opera um portfólio de redes e data centers próprios, com ampla cobertura abrangendo toda a região América Latina. Saiba mais sobre a Cirion em www.ciriontechnologies.com

Síganos en nuestra redes sociales:

LinkedIn | Twitter | Facebook | Instagram | YouTube | Blog