Teams e Zoom apresentaram seus assistentes com Inteligência Artificial generativa

A Cirion Technologies oferece essas ferramentas de comunicação e colaboração baseadas na nuvem através de sua rede segura em toda a América Latina.

Lima, 24 de novembro de 2023. Cada vez mais empresas passam a utilizar a Inteligência Artificial generativa para ajudar os usuários a economizar tempo em tarefas repetitivas e melhorar sua produtividade diária no trabalho.  O mercado está mudando e os assistentes que foram implementados nos canais de comunicação tradicionais, como WhatsApp, Web ou Facebook, evoluíram e deram um salto em direção às ferramentas de comunicação e colaboração. Neste sentido, Zoom e Microsoft Teams deram o próximo passo, implementando assistentes com IA que permitirão responder, criar ou interagir – através de diversas novas funcionalidades – para que os usuários possam ser mais eficientes durante as reuniões virtuais de trabalho.

“Até 2026, espera-se um crescimento de 32,6% nas plataformas de voz e colaboração na América Latina.  As empresas investiram muito no desenvolvimento desses assistentes com o uso de inteligência artificial e, embora ambos tenham funcionalidades semelhantes, é importante entender seus benefícios em detalhes. Adicionando isto, as tarefas que levavam muito tempo para serem realizadas durante as reuniões de trabalho agora serão muito mais simples.  Estas funções estão disponíveis na América Latina, em espanhol, inglês e português”, afirmou Christian Bernal, Lead Sales Engineer de Voice & Collaboration da Cirion Technologies.

Microsoft Copilot

Este assistente foi implementado em todas as ferramentas de Office 365 e, para reuniões mais produtivas em Microsoft Teams, permitirá resumir os pontos-chave da reunião em qualquer idioma. Assim como o Zoom, se você entrar atrasado em uma reunião em andamento, você poderá selecionar “abrir Copilot” na parte superior da janela da reunião para obter um resumo até aquele momento. Além disto, poderá indicar detalhes da reunião através de perguntas como: Como um participante da reunião respondeu a esta proposta? Que perguntas posso fazer para continuar com a reunião?, criar uma tabela com as ideias analisadas e suas vantagens e desvantagens, entre outras funções.

Essas funções só estarão disponíveis se a opção de “transcrição ou gravação” for ativada no início da reunião.  Caso o Teams seja utilizado através de um dispositivo móvel, é importante baixar a aplicação Copilot.  É importante destacar que, quanto mais detalhes você fornecer ao assistente, melhores serão os resultados obtidos.

Zoom AI Companion

O novo assistente de inteligência artificial generativa da plataforma Zoom, AI Companion (antes Zoom IQ), estará localizado na barra de ferramentas de controle da reunião ou na janela do chat.  Ali, o assistente poderá ajudar a redigir respostas com o tom e tamanho adequado, de acordo com as indicações que o usuário oferecer, inclusive na resposta de emails.  Além disto, poderá utilizar uma lousa digital, onde a IA poderá gerar um “brainstorming” para um projeto ou plano de trabalho.

Para aqueles que entrarem atrasados em uma reunião, o Companion poderá resumir tudo o que foi discutido até o momento de sua entrada e você pode até fazer perguntas específicas sobre o conteúdo sem interromper a reunião em andamento ou ter que pedir que seus colegas repitam o que já foi discutido. Além disto, ao finalizar, o assistente de IA guardará as gravações na nuvem por capítulos ou temas, tornando mais fácil uma revisão posterior para destacar informações importantes.

Comunicações unificadas

“Outra ferramenta que já havia incorporado funções com Inteligência Artificial é o Avaya Spaces, que também oferece transcrições inteligentes, eliminação de ruído e sobreposição de vídeo do narrador durante sua apresentação. Na Cirion, como parceira dos principais provedores de ferramentas de colaboração do mundo, buscamos apoiar as equipes profissionais das diferentes empresas da América Latina, promovendo a produtividade e a interação, apoiadas em ferramentas de colaboração modernas.  Não só fornecemos a ferramenta como também todo o ecossistema de comunicação, levando em conta a conectividade, os equipamentos, o gerenciamento da solução, a implementação, a configuração e o suporte de nível um para a organização”, finaliza Bernal.

A ajuda oferecida por esses assistentes será até mais poderosa e permitirá um apoio melhor às reuniões de trabalho. As organizações poderão colaborar de forma rentável e quase sem limites geográficos, com vídeo, chamadas e mensagens baseadas na nuvem.  Para saber mais sobre os serviços de Voz e Colaboração da Cirion, visite https://www.ciriontechnologies.com/es-pe/voz-colaboracion/

Sobre a Cirion

A Cirion é uma provedora líder de infraestrutura digital e tecnologia, oferecendo um conjunto abrangente de soluções de redes de fibra, conectividade, colocation, infraestrutura em nuvem e comunicação e colaboração com o objetivo de promover o progresso da América Latina através da tecnologia. A Cirion atende a mais de 5.500 clientes latino-americanos e multinacionais, incluindo empresas, agências governamentais, provedores de serviços em nuvem, operadoras, ISPs e outras empresas líderes. A Cirion possui e opera um portfólio de redes e data centers próprios, com ampla cobertura abrangendo toda a região América Latina. Saiba mais sobre a Cirion em www.ciriontechnologies.com

Siga-nos em nossas redes sociais:

LinkedIn | Twitter | Facebook | Instagram | YouTube | Blog