Saibam as 5 recomendações para as empresas migrando para a nuvem

Bogotá, janeiro de 2024. Em um mundo tecnológico em constante evolução, a migração para a nuvem se transformou em um apoio essencial para as empresas, um processo fundamental para a eficiência e a transformação digital. Os avanços tecnológicos obtidos na Colômbia já permitem a consolidação de ferramentas como a nuvem pública. No entanto, ainda existem alguns desafios para que o país possa aproveitar ao máximo essa ferramenta na próxima década.

De acordo com um estudo elaborado pela Faculdade de Engenharia e Telecomunicações da Universidade Santo Tomás, mais de 70% das empresas já migraram cargas para nuvens públicas, aproveitando a flexibilidade nestes ambientes para reduzir os tempos de implementação.

Segundo Juan José Calderón, diretor de Data Centers e Cloud da Cirion Technologies para a região Andina, atualmente o conceito de nuvem híbrida assumiu uma enorme relevância. “As empresas que operam uma nuvem híbrida precisam de um painel centralizado para supervisionar toda a atividade de seus ambientes e que lhes permita identificar e responder às ameaças com maior rapidez”, garantiu.

Devido a essa transição para a incorporação da nuvem nas empresas, Calderón apresenta cinco recomendações para uma adoção bem-sucedida desse serviço:

1. Contar com um planejamento estratégico: É fundamental entender como a nuvem resolve as necessidades da empresa. Uma boa administração da informação traz não só segurança e garante a confiança dos clientes como também permite que as empresas se blindem em termos legais e evitem danos de reputação. Fazer um planejamento do que será migrado e se alinhar à visão de longo prazo da empresa cria perspectivas de transformação e segurança dos dados.
  2. Seleção de provedor de serviços Cloud: As empresas devem pesquisar e comparar as diferentes opções, considerando fatores de segurança, suporte, custo e consumo. Será fundamental considerar os benefícios dos diferentes tipos de nuvem de acordo com as características de cada organização para que sejam aproveitadas ao máximo.
  3. Segurança na nuvem: É uma prioridade fundamental implementar medidas sólidas de segurança e olhar os tipos de resposta nas nuvens, considerando as nuvens próximas e longe para o serviço pontual a ser executado na empresa. Além disso, implementar medidas de autenticação, encriptação de dados e políticas de acesso adequados.
  4. Otimização de recursos: É fundamental monitorar os recursos utilizados para poder evitar despesas e custos desnecessários. Contar com práticas financeiras para não gastar mais do que o previsto e usar analítica de dados para saber os padrões de consumo permitirá obter processos mais eficazes.
  5. Treinamento e adoção da nuvem: É importante garantir que a equipe profissional da empresa esteja bem capacitada a usar as ferramentas e processos relacionados à nuvem. Por isto, é preciso fomentar uma cultura de adaptação e adoção nas diferentes áreas envolvidas.

Como escolher um sistema adequado na transformação para a nuvem

A melhor abordagem para a adoção da nuvem seria uma abordagem entrelaçada que permitisse que a nuvem fosse usada com mais eficiência devido à sua proximidade com o cliente e à sua segurança. Especificamente, esses esquemas de nuvem híbrida são os que mais chamam a atenção nas empresas.

A segurança da nuvem híbrida é o processo multifacetado de proteger a infraestrutura, os dados e as aplicações em vários ambientes de TI, incluindo nuvens privadas, nuvens públicas e hardware no local. Esta metodologia complexa protege contra ciberataques e intrusos maliciosos e, frequentemente, é administrada através de empresas e provedores externos.

Segundo Calderón, “Antes de tudo, o que devemos levar em conta na hora de falar de segurança no mundo digital é que não há segurança completa.  Por isto, devemos focar em reduzir os riscos.  Por exemplo, no setor automobilístico, os carros podem ter milhares de seguros e prevenções, mas se o usuário não usar o cinto de segurança adequadamente, representa um risco. É isto que ocorre com a segurança na rede, deve-se tomar os cuidados necessários, não importa quão básicos sejam para proteger a informação”.

O uso destas recomendações pode garantir uma transição bem-sucedida à nuvem, melhorando a agilidade e a competitividade no mercado atual.  A migração para a nuvem é significativa para dar um passo ao futuro e à segurança informática, assinalou Calderón.

Sobre a Cirion:

A Cirion é uma provedora líder de infraestrutura digital e tecnologia, oferecendo um conjunto abrangente de soluções de redes de fibra, conectividade, colocation, infraestrutura em nuvem e comunicação e colaboração com o objetivo de promover o progresso da América Latina através da tecnologia. A Cirion atende a mais de 5.500 clientes latino-americanos e multinacionais, incluindo empresas, agências governamentais, provedores de serviços em nuvem, operadoras, ISPs e outras empresas líderes. A Cirion possui e opera um portfólio de redes e data centers próprios, com ampla cobertura abrangendo toda a região América Latina. Obtenha mais informações sobre a Cirion em www.ciriontechnologies.com

LinkedIn | Twitter | Facebook | Instagram | YouTube | Blog