Redes Escaláveis: a chave que permite conectar milhões de usuários de uma só vez

Esta capacidade dos sistemas de computação é crítica em momentos nos quais as cargas operacionais aumentam exponencialmente, como por exemplo durante o torneio Qatar 2022, onde milhões de usuários se conectaram ao mesmo tempo para assistir a um jogo.

A cada dia existem mais equipamentos inteligentes conectados à internet. De fato, segundo o Plume IQ Smart Home Market Report, o número de dispositivos conectados por lar chega atualmente a uma média de 17,1, o que representa 10% a mais que os 15,5 divulgados no primeiro semestre de 2021. Na Europa é onde se registra o maior aumento, passando de 15,4 a 17,4, o que equivale a 13% a mais.

Diante desse aumento constante de novos usuários, a única forma das redes continuarem operando com o mesmo padrão de velocidade e transferência de dados é sendo escaláveis, o que quer dizer que podem reagir e se adaptar sem perder a qualidade nos processos.

Esta capacidade dos sistemas de computação é crítica nos momentos em que as cargas operacionais aumentam exponencialmente, como por exemplo durante o torneio Qatar 2022, onde milhões de usuários se conectaram ao mesmo tempo para assistir a um jogo.

“Há circunstâncias em que a arquitetura atual de internet não consegue manter o ritmo da demanda dos usuários”, comenta Alejandro Girardotti, Diretor Sênior de Produtos, Inovação e Alianças Estratégicas da Cirion Technologies. “Nestes momentos, contar com sistemas distribuídos e arquiteturas híbridas, ou seja, a interação de nuvens privadas e públicas, assim como com Data Centers tradicionais e Edge, torna mais fácil ampliar e reduzir os recursos para acomodar cargas mais pesadas ou mais leves, conforme a necessidade”.

Na América Latina, a Cirion Technologies conta com uma extensão de 50.000 quilômetros de fibra óptica terrestre de longa distância e metropolitana, além de 36.000 km de cabos submarinos e 18 landing stations, configurando uma estrutura que lhe permite operar com redes escaláveis capazes de se adaptar ao aumento de usuários conectados sem que estes experimentem uma navegação mais lenta.

“Nossa infraestrutura se adapta dinamicamente e em tempo real às exigências do mercado, permitindo uma gestão eficiente das aplicações críticas e de seus dados, o que faz com que as empresas possam identificar antecipadamente as tendências do mercado e responder rapidamente, com soluções que estimulam o futuro crescimento”, afirma o executivo da Cirion.

De acordo com a Statista, no ano que vem, na América Latina, haverá 996 milhões de dispositivos conectados e prevê-se 1.2 bilhões de conexões até 2025 – cerca de 64% serão para consumidores, incluindo dispositivos para residências inteligente, wearables e veículos autônomos, entre outros.

Diante deste cenário, Girardotti, da Cirion, afirma que “este crescimento exponencial de usuários móveis, dispositivos de IoT, aplicações Cloud, entre outras, trazem novas demandas para as redes, que deverão continuar se otimizando e atualizando para poder escalar e oferecer o desempenho necessário que os usuários exigirão”.

Sobre a Cirion:

A Cirion é uma provedora líder de infraestrutura digital e tecnologia, oferecendo um conjunto abrangente de soluções de redes de fibra, conectividade, colocation, infraestrutura em nuvem e comunicação e colaboração com o objetivo de promover o progresso da América Latina através da tecnologia. A Cirion atende a mais de 5.500 clientes latino-americanos e multinacionais, incluindo empresas, agências governamentais, provedores de serviços em nuvem, operadoras, ISPs e outras empresas líderes. A Cirion possui e opera um portfólio de redes e data centers próprios, com ampla cobertura abrangendo toda a região América Latina.

Obtenha mais informações sobre a Cirion em www.ciriontechnologies.com

Contato para a Imprensa:

t: +55 11 3957-2424